Copom eleva Selic em 1,00 ponto para 13,25% ao ano


O Banco Central decidiu elevar a Selic em 1 ponto percentual. A taxa básica de juros passa de 12,25% para 13,25% ao ano. A decisão se deu por unanimidade.

Pela primeira vez neste governo, os indicados pelo presidente Lula formaram maioria na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária): dos 9 assentos que integram o colegiado, só 2 foram nomeados por Jair Bolsonaro.

O encontro foi realizado na 3ª feira (28/01) e nesta 4ª feira (29./01). A alta de 1 ponto percentual na Selic era um consenso entre os agentes do mercado financeiro.

Em novembro, a autoridade monetária já havia sinalizado a elevação de 1 ponto percentual no 1º encontro do Copom em 2025. Há a expectativa de que isso se repita na próxima reunião, em março.

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Influencia diretamente as alíquotas cobradas de empréstimos, financiamentos e investimentos. No mercado financeiro, impacta o rendimento de aplicações.

O Brasil continua a ter o segundo maior juro real do mundo após o Comitê de Política Monetária (Copom) elevar, mais uma vez, a taxa básica de juros do país. Assim, segundo levantamento compilado pelo MoneYou, os juros reais do país ficaram em 9,18%. A primeira colocação do ranking, ocupada em dezembro pela Turquia, agora ficou com a Argentina, com taxa real de 9,36%.

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem