Um dos eventos mais importantes nesta semana é a decisão sobre os juros no Brasil. A divulgação é na quarta (29/01), após às 18h30. A expectativa da maioria dos agentes financeiros é de alta de 100 pontos-base na Selic, passando de 12,25% para 13,25%. Mas há analistas que apostam em elevação para 13,75% ao ano. Será a primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) sob coordenação de Gabriel Galípolo desde que assumiu a presidência do Banco Central do Brasil. O mercado vai avaliar o tom do comunicado do Copom, que poderá sinalizar os próximos passos da política monetária.
→ Decisão sobre juros nos Estados Unidos:
Também na quarta-feira (29), ocorre a tão esperada decisão sobre os juros nos Estados Unidos. Será às 16h. A maior parte das projeções indica que as taxas na maior economia do mundo ficarão inalteradas pelo menos até junho. Investidores e analistas acompanham com atenção a entrevista coletiva do presidente do Banco Central dos EUA, Jerome Powell, na tarde de quarta. Essa entrevista é importante principalmente após o presidente americano Donald Trump avisar que vai pedir a redução de juros no país. Ainda nos EUA, na sexta pela manhã será divulgado o índice de inflação preferido do BC americano, o PCE, o que pode mexer com os mercados.
→ Relatório de produção e vendas da Vale (#VALE3):
Também está no radar do mercado a divulgação do relatório de produção e vendas do quarto trimestre (4T24) da Vale (#VALE3). O relatório será apresentado no dia 28 de janeiro (terça-feira), após o fechamento do mercado. Já a divulgação dos resultados do 4T24 será em 19 de fevereiro (quarta-feira), após o fechamento do mercado.
→ Balanço das big tech's nos EUA:
A temporada de resultados nos Estados Unidos é destaque com os balanços das big tech's. Na quarta-feira divulgam o resultado Microsoft, Tesla e Meta Platforms. Na quinta-feira, apresenta o balanço a Apple, Amazon e Intel.
Postar um comentário