O Ibovespa encerrou em forte alta nesta quinta-feira (30/01), impulsionado pelas ações da Vale e da Petrobras, com investidores repercutindo declarações do presidente Lula durante a manhã, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, vistas como pró-mercado.
O Ibovespa (#IBOV) terminou em alta de 2,82%, aos 126.912 pontos, repercutindo também decisão do Copom de ontem, que elevou a taxa Selic em 1 ponto percentual, para 13,25% ao ano, em linha com esperado. O volume negociado na B3 ficou em R$ 25,4 bilhões, acima da média de 50 pregões.
Os vértices da curva de juros encerraram em firme queda de até 46 pontos-base, com ênfase na cauda curta. A desidratação na curva também foi apoiada por dados mais fracos do Caged e um menor leilão de pré-fixados.
O presidente Lula elogiou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e disse confiar no trabalho do atual presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. Lula voltou a defender a autonomia do BC, mas não sem passar um recado, ao dizer esperar que Galípolo “saiba que o povo brasileiro precisa da baixa de juros".
Postar um comentário