O Ibovespa encerrou em leve queda na sessão desta quarta-feira (06/11), após recuar mais de 1,30% no pior momento do pregão, com investidores reagindo à vitória do republicano Donald Trump, que voltará à presidência dos Estados Unidos, em dia de forte alta dos índices acionários de Wall Street, com os papéis da Tesla, de Elon Musk, disparando.
O movimento nos mercados do Brasil, EUA e ao redor do mundo ocorreu em meio à percepção de que as políticas econômicas de Trump podem ser inflacionárias, entre elas a alta de tarifas de importação, o bloqueio a imigrantes e a redução de impostos, o que exigiria juros mais elevados e tenderia a valorizar o dólar, potencialmente pressionando moedas de países emergentes como o Brasil.
No entanto, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles avaliou que o Brasil será menos impactado que os países asiáticos por eventuais tarifas de Trump, por exportar principalmente commodities, e não bens industriais, em entrevista à TC News nesta tarde.
Operadores tambem aguardam a decisão do Comite de Política Monetária (Copom) enquanto avaliaram balanços corporativos trimestrais, com destaque para Gerdau, que superou as expectativas e registrou forte avanço na sessão. O Copom deve elevar a taxa básica de juros em 50 pontos-base, a 11,25% ao ano, em cenário desafiador para a autoridade monetária.
O Ibovespa (#IBOV) terminou com recuo de 0,24%, aos 130.340 pontos. O volume ficou em R$ 24,2 bilhões, acima da média de 50 pregões.

Postar um comentário