EUA: Livro Bege Aponta Leve Crescimento do Nível de Emprego


O nível do emprego aumentou ligeiramente nos Estados Unidos desde o início de setembro e mais da metade dos distritos do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) relataram um crescimento leve ou modesto em relação ao mercado de trabalho, enquanto as outras distritais apontaram pouca ou nenhuma mudança. Os apontamentos foram feitos no Livro Bege, documento sobre as condições econômicas em cada um dos distritos do Fed, que foi divulgado nesta quarta-feira (23/10).

“Muitos distritos relataram baixa rotatividade de funcionários e as demissões permaneceram limitadas. A demanda por trabalhadores diminuiu um pouco, com as contratações focadas, principalmente, na substituição, e não no aumento [das equipes]. A disponibilidade de trabalhadores melhorou, já que muitos empresários relataram que ficou mais fácil encontrar os trabalhadores que precisam”, aponta o Livro Bege.

O documento indica, ainda, que, no geral, o nível da atividade econômica permaneceu com poucas alterações desde o início de setembro, embora alguns distritos tenham relatado um crescimento modesto. A maioria indicou haver um declínio na atividade industrial, enquanto a do setor bancário, em geral, ficou estável ou aumentou ligeiramente. Já os gastos dos consumidores ficaram mistos ao longo dos distritos do Fed e algumas unidades observaram mudanças na composição das compras, “principalmente em direção a alternativas mais baratas”.

→ Inflação:

No campo dos preços, o Livro Bege relatou que a inflação continuou a moderar e que os preços de venda aumentaram a um ritmo leve ou modesto na maioria dos distritos do Fed. “Ainda assim, foi relatado que os preços de alguns produtos alimentícios, como ovos e laticínios, aumentaram de forma mais acentuada”, apontou o documento.

Os preços de imóveis também subiram em muitos distritos, enquanto os aluguéis se mantiveram estáveis ou sofreram leve queda. Ainda de acordo com o documento, empresários de diversos setores observaram pressões mais intensas do aumento dos preços de insumos.

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem